segunda-feira, 26 de maio de 2008

E um pouco de Filosofia

Em seu livro “O BANQUETE”, Platão conta-nos sobre quando Sócrates vai a uma festa e não parece se preocupar se os outros bebem ou comem em excesso. De fato, na preparação da festa, ao decidirem se devem ou não ceder aos excessos da bebida, os convivas excluem Sócrates da decisão, pelo motivo de que ele é capaz de beber ou de se abster com equanimidade. Durante esta festa permeada por excessos, discutem o Amor. As discussões giram em torno das diversas formas de amor, e os convivas procuram – cada um a sua maneira, explicar porque o amor exerce tanto poder sobre nós.

Após o discurso de todos, Sócrates expõe a idéia do que posteriormente ficaria conhecido como “amor platônico”: o primeiro amor a se manifestar (quando ainda somos jovens e inexperientes) é na verdade, uma atração por pessoas fisicamente atraentes – com as quais queremos partilhar do gozo. Sócrates considera esta forma de amor “pouco nobre”. Sócrates continua, afirmando que quando se percebe que a beleza específica de um corpo é somente um exemplo da beleza dos corpos em geral, a paixão – em geral – diminui e passa-se a valorizar e amar a beleza onde quer que ela se encontre: tornamo-nos capazes de aprender a lição de que a beleza interior é mais valiosa que a mera beleza estética, e então, a partir daí, torna-se possível uma apreciação da beleza da ciência e da filosofia, caminho para chegar-se a apreciar a beleza crua, a “beleza da beleza”.

Para Sócrates, o amor começa com a paixão por um corpo esteticamente atraente e termina no amor pela beleza absoluta. Em se tratando do sexo, o desejo sexual é considerado uma versão de qualidade inferior do amor sublime – que quando descoberto, tornaria possível o abandono de desejos físicos.

Quando amanheceu, todos já haviam ido embora ou dormiam, bêbados. Sócrates então levanta-se e dirige-se ao Liceu, passando o dia ensinando, como usual, tendo à noite voltado pra casa e só então, repousado.

Thiago carvalho é : estudante de filosofia na federal de sao paulo.

Nenhum comentário: