Ocupação na UnB derruba Reitor, derruba Vice e segue na Luta
A Ocupação da Reitoria da UnB completa hoje 12 dias. Os estudantes se reunirão em Assembleia Geral às 12hs do dia de hoje para decidir os rumos do movimento.
A ocupação conseguiu a consquista de sua primeira exigência, a saída do reitor Thimothy Mulholland e do vice-reitor Edgar Mamiya. Thimothy primeiro pediu afastamento por 60 dias, deixando seu vice no cargo, Edgar Mamiya logo em seguida entregou carta de pedido de exoneração ao ministro da educação, Fernando Haddad. Ontem, dia 13/04, Thimothy Mulholland pediu a renúncia ao cargo, e agora a direção da UnB discutirá com o Ministro Haddad quem assumirá o cargo.
Na última sexta-feira, dia 11, o Conselho Universitário (CONSUNI) se reuniu mas não conseguiu resolver os impasses, chamando uma nova reunião para a próxima quarta-feira, dia 16. Vale ressaltar que a reunião do CONSUNI foi restrita aos conselheiros/as, dentres eles/elas alguns que já são conselheiros/as a mais de uma década, e não houve transmissão da reunião pela TV UnB, ou por qualquer outro meio. Ou seja, num momento tão importante para a Universidade de Brasília, os/as conselheiros/as universitários/as não se preocupam em criar mecanismos de transparência para que a comunidade universitária possa acompanhar as decisões que implicarão nos novos rumos da UnB.
A ocupação segue com sua programação diária, algumas aulas foram trasferidas da sala de aula para o prédio ocupado da reitoria, há também oficinas e grupos de estudos, a água e a luz foram novamente religadas, a Rádio 5 Mil por Hora (a multa já ultrapassa 1 milhão) voltou a funcionar, e regularmente são postadas novas informações no blog da ocupação. Os/as ocupantes deixam claro que somente o atendimento da primeira reinvidicação do movimento (saida do reitor e do vice) não atende os seus anseios, pois enquanto a estrutura administrativa obsoleta da universidade não mudar, não haverá perspectivas de melhoras na UnB. Há ainda uma longa pauta de exigências a serem atendidas. A luta continua!
Rádio 5.000 por Hora
Fonte: CMI.
Thiago Carvalho É Estudante de Filosofia da Unifesp, e apoia todo o movimento estudantil devidamente embasado, com suas finalidades claras.
Ps.Gostaria desta força na unifesp a favor da saida do reitor Ulysses.mas nos falta, unidade, força, organizaçao, ESTUDO, e apoio.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário