MST ocupa latifúndio improdutivo de 300ha em Itatiba - SP
Na madrugada de sábado (01/03), o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - ocupou um latifúndio improdutivo de 135 alqueires (quase 330 hectares) em Itatiba, próximo à região metropolitana de Campinas - SP.
Há cerca de 300 famílias no local, oriundas das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, e constituem-se na Comuna Che Guevara, que está lutando e sofrendo despejos na região há mais de dois anos. A área estava abandonada há mais de 5 anos e seria destinada à construção de um condomínio fechado, sob administração conjunta da Imobiliária Agra e Extrema Empreendimentos Imobiliários. A fazenda foi outrora o pomposo e luxuoso Haras Rosa do Sul, que criava cavalos campeões do páreo nas esbanjantes apostas de corridas de cavalos.
Entre suas diversas dependências, existem suntuosas baias de cavalos e uma gigantesca mansão, pela qual passaram muitas figuras da elite nacional brasileira, dentre as quais se destaca o ex-presidente e atual senador José Sarney. A fazenda entrou em declínio com a falência da Sharp Brasil, dona do haras, e desde meados de 2000, não abriga nenhuma atividade agrícola e permanece improdutiva desde então.
Contrariamente à proposta de uso como loteamento fechado, o MST exige que a terra passe para as mãos de famílias sem-terra, para que possam usá-la para produção alimentar e moradia: o excelente solo da região não deveria permanecer tanto tempo sem cultivo nem ser desperdiçado com a construção de um condomínio. É reivindicada a desapropriação dessa e de outras áreas improdutivas na região e exigida a inspeção da fazenda pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Fonte: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/
Thiago Carvalho é estudante de filosofia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário