Sempre fui aluno de escola privada, e minha meta como vestibulando sempre foi entrar numa universidade pública e de qualidade. Não apenas por uma questão ecônomica, lógico que isso influi muito, mas também por uma questão de qualidade. Tenho o privilégio de cursar um dos melhore cursos (Física) do país. Além de ótimos profissionais, a estrutura física do meu departamento é impecável: são laboratórios de pesquisas do mais alto nível, salas climatizadas, biblioteca com um acervo impressionante. Realmente e infelizmente, nem parece a UFPE. Há por trás de toda essa tecnologia e recursos, investimentos de empresas privadas e multinacionais que patrocinam, financeiramente, parte dos aparelhos usados nos laboratórios. Diante disso, o poder criativo dos grandes cientistas que lá se encontram se restringe, muitas vezes, ao interesse de empresas que fazem de uma instituição de ensino público, mais um grande "negoçio"!
Todo este texto não é para criticar aqueles que estudam ou que participam do funcionamento do departamento de física, ou até mesmo de criticar toda tecnologia que gozo ao fazer parte deste curso. A crítica é ao governo federal, não só o atual, e sim à todos que o Brasil já teve, pois só com tais investimento podemos nos sentir bem, dentro de uma universidade pública como a UFPE. Mesmo com essa unidade aparentemente perfeita, o resto dos cursos, que têm sua importância social, são totalmente abandonados e carentes de investimentos. Se sairmos um pouco do CCEN (centro de ciências exatas e da natureza) encontramos uma unversidade decaída: prédios com janelas quebradas, com rachaduras, sem ventilação interna, greves enormes, enfim...uma lista de problemas que nos mostra a total falta de presença do governo no setor educacional.
É dever de todos os brasileiros exigir do seu governo uma presença marcante no que diz respeito ao desenvolvimento educacional. Os problemas do Brasil são muitos, mas a educação, com certeza, pode ser um meio muito eficiente de acabar com vários problemas que tanto atrasam nosso país. Façamos todos um pouco pelo nosso Brasil. Ele merece!. Obrigado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário